terça-feira, 10 de maio de 2011

Sobre a espera, a frustração e o que o Espírito Santo quer te ensinar.

E eis que no mesmo dia iam dois deles (dos discípulos de Jesus) para uma aldeia, que distava de Jerusalém sessenta estádios, cujo nome era Emaús.
E iam falando entre si de tudo aquilo que havia sucedido.
E aconteceu que, indo eles falando entre si, e fazendo perguntas um ao outro, o mesmo Jesus se aproximou, e ia com eles.
Mas os olhos deles estavam como que fechados, para que o não conhecessem.
E ele lhes disse: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre vós, e por que estais tristes?
E, respondendo um, cujo nome era Cléopas, disse-lhe: És tu só peregrino em Jerusalém, e não sabes as coisas que nela têm sucedido nestes dias?
E ele lhes perguntou: Quais? E eles lhe disseram: As que dizem respeito a Jesus Nazareno, que foi homem profeta, poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo;
E como os principais dos sacerdotes e os nossos príncipes o entregaram à condenação de morte, e o crucificaram.
E nós esperávamos que fosse ele o que remisse Israel; mas agora, sobre tudo isso, é já hoje o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram.
É verdade que também algumas mulheres dentre nós nos maravilharam, as quais de madrugada foram ao sepulcro;
E, não achando o seu corpo, voltaram, dizendo que também tinham visto uma visão de anjos, que dizem que ele vive.
E alguns dos que estavam conosco foram ao sepulcro, e acharam ser assim como as mulheres haviam dito; porém, a ele não o viram.
E ele lhes disse: Ó néscios, e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram!
Porventura não convinha que o Cristo padecesse estas coisas e entrasse na sua glória?
E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras.
E chegaram à aldeia para onde iam, e ele fez como quem ia para mais longe.
E eles o constrangeram, dizendo: Fica conosco, porque já é tarde, e já declinou o dia. E entrou para ficar com eles.
E aconteceu que, estando com eles à mesa, tomando o pão, o abençoou e partiu-o, e lho deu.
Abriram-se-lhes então os olhos, e o conheceram, e ele desapareceu-lhes.
E disseram um para o outro: Porventura não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava, e quando nos abria as Escrituras?
E na mesma hora, levantando-se, tornaram para Jerusalém, e acharam congregados os onze, e os que estavam com eles,
Os quais diziam: Ressuscitou verdadeiramente o Senhor, e já apareceu a Simão.
E eles lhes contaram o que lhes acontecera no caminho, e como deles fora conhecido no partir do pão.
E falando eles destas coisas, o mesmo Jesus se apresentou no meio deles, e disse-lhes: Paz seja convosco.
Lucas 24:13-35

Você já se sentiu frustrado em sua vida? Já esperou tanto por algo... desejou tanto alguma coisa (que certamente julgava ser bom para você) e isso não aconteceu da maneira esperada? Você se lembra da sensação de vazio, da insatisfação ou até mesmo da raiva?

Certamente sim! Uns em maior intensidade que outros, mas certamente todos nós somos confrontados por esses sentimentos em determinado momento de nossas vidas. Seja por um emprego pelo qual você tanto buscou e após conquistá-lo, perdeu o sentido, um negócio que você tanto investiu, pensando ser a oportunidade de sua vida, mas não se mostrou tão vantajoso. Quem sabe seja  por um relacionamento no qual você "apostou" todas as suas fichas, ignorando a tantos conselhos e até mesmo seus próprios valores, e pelo qual se arrependeu, ou ainda, tem se dedicado e buscado a Deus, mas mesmo assim, em alguns momentos, a dúvida invade seu coração!

É certo que sonhar é algo prórpio do ser humano. Faz parte da nossa natureza vislumbrar o futuro criando um roteiro de como as coisas devem acontecer. É comum dedicarmos horas a fio fantasiando a respeito de fatos e de idéias. Isso é uma parte da herança que recebemos quando Deus nos soprou o fôlego de vida. Deus é um sonhador (no melhor sentido das palavras!!!). Recebi dias atrás uma mensagem escrita por uma irmã (que está postada anteriormente), onde ela faz referência  ao texto escrito pelo profeta Jeremias:

"Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais." Jeremias 29:11


Deus inspirou isso em sua criação. Ele deseja isso em nós. O Espírito de Deus desperta isso nos seus filhos, pois senão o fosse, não teria dito "E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões" (Joel 2:28).

Mas o que está em questão aqui não é a grandeza dos pensamentos de Deus a nosso respeito e sim a nossa fé em Nele. A Fé transformadora, que crê, confia e obedece a seus mandamentos e ordenanças.  Ele também sabe quão frágil são os sonhos do coração humano. Costumamos depositar nossa confiança e esperança naquilo que podemos compreender. Aceitamos melhor aquilo que entendemos ou que faz parte de nossa natureza.

Mas a Obra de Deus é justamente transformar essa natureza.

Vejamos os discípulos no caminho a Emaús. Esles estavam frustados. Desorientados. Tanto tempo caminhavam com Jesus, presenciaram tantos milagres, acreditavam ser esse Jesus o messias. Estavam certos de que todas as promessas feitas no passado seriam finalmente cumpridas.

Mas esses homens (que não andavam simplesmente com a multidão, pois a Bíblia os trata como discípulos e portanto, desfrutaram de uma proximidade com o Jesus)  viram seu Mestre e provedor ser humilhado e crucificado. Uma expressão me salta aos olhos; quando Cléopas confessa, sem saber que o fazia ao próprio Jesus, sua frustação: "E nós esperávamos que fosse ele o que remisse Israel; mas agora, sobre tudo isso, é já hoje o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram..." (Lc 24:21)

Paro para pensar um momento e me vejo em diversas ocasiões, nessa mesma situação. Quantos sonhos e planos que não se concretizaram ( ou não se concretizaram da maneira como EU esperava! rs)

Quantas vezes você já repetiu essa mesma frase: "Eu esperava isso..."

Você esperava que pessoas agissem de certa forma.
Você esperava que Deus agisse como você pediu.
Você esperava fazer algo, alcançar algo, ser uma pessoa diferente.

Certamente, muitas pessoas passam por situação igual. Tem se buscado por algo que, certamente, acreditam ser o melhor, pois ninguém deseja o pior para si, mas está difícil compreender a razão pela qual as coisas são do jeito que são.

Você consegue imaginar como estava o coração de Cleopas naquele momento? Você ousaria explicar ao homem que viu Jesus curar enfermos, alimentar aos famintos, ressucitar os mortos... que todo aquele sofrimento era o melhor de Jesus para Cleopas???

Como explicar que a Cleopas que Jesus, que era "um com o Pai", foi desamparado na cruz do Calvário (Mt 27:46) e que isso era o melhor de Deus para nos dar?

Talvez, vc conheça alguém que já se fez pergunta parecida.

Mas o mais maravilhoso. O mais maravilhoso mesmo, é que Jesus estava ali, bem ao lado de Cleopas. Ele não se afastou nem um minuto. Ele mesmo estava ali para consolar o pobre homem. Para ensinar tudo novamente. Tudo o Cleopas não tinha entendido.

Talvez você não se veja com as mesmas dúvidas de Cleopas. Talvez você nem saiba ao certo qual a sua situação. Mas certamente você deseja o mesmo consolo.

E Deus está disposto a te consolar. O Espírito Santo de Deus está ao seu lado, como Jesus estava bem ao lado do seu discípulo, e ele nem sabia! Jesus amou aquele homem, e ministrou sobre sua vida como nenhum pai jamais poderia ministrar a um filho. A Bíblia mostra que Jesus explicava-lhes tudo o que se achava dele nas escrituras, começando por Moisés e por todos os profetas, de modo que aqueles homens desejavam mais e mais estar com Ele.

Esse é o desejo de Deus para hoje. O Espírito Santo deseja que você se coloque diante dele como uma criança que não sabe o que fazer. Não tome nenhuma decisão ainda! Não se desanime se você esperava por algo que não aconteceu como estava  previsto.

Ele vai te ensinar absolutamente tudo o que precisa saber. Ele não terá pressa alguma nisso, pois Ele não vai a lugar algum! Ele não vai te deixar por nada!

Creia nisso!