domingo, 15 de maio de 2011

A difícil decisão de obedecer a Deus - Parte 1

Sem Fé é impossível agradar a Deus. Por essa fé, somos provados todos os dias, nas nossa decisões e também no preço que pagamos por proclamar essa fé. Mas Deus nos fortelece dia após dia com a sua Palavra e nos exemplos dados por Jesus, que foi obediente até a orte e morte de cruz! E como não falar de Abraão, o "pai da fé" que mesmo sem ter a Bíblia Sagrada escrita como orientação, decidiu por servir e obeceder ao chamado de Deus. Obedecer a Deus nem sempre é o caminho mais fácil a seguir.

Para conhecer melhor a interessane história do "pai da fé", precisamos pensar em três momentos diferentes: a vida de Abraão, as decisões que Abraão tomou, a herança de Abraão.

A vida de Abrão começa a ser contada no cápítulo 12 do livro de Gênesis, mas nesse momento meditei principalmente nos capítulos que vão de 12 a 15 do livro.Vejam só:

aos 75 anos de vida (Gn12:4) é chamado por Deus para sair de sua terra natal e da companhia de seus familiares, para seguir a uma terra estranha e desconhecida; chegando em uma terra hostil, temeu por sua vida e pela sua mulher (verso 10 a 20); separou-se de seu sobrinho Ló, a quem acolhera, sem se prender a riquezas materiais (Gn 13:7-18) e mesmo após isso, saiu em socorre deste quando preciso (cap. 14:07-14). Perceba quantas experiências Abrão teve com Deus, por quantas provações passou. Possivelmente, dificuldades maiores que nossos problemas do dia-a-dia.

A mudança, por si só, já causa um grande incômodo. O ser humano tem a tendência natural de buscar o bem-estar e criar assim uma "zona de conforto". Uma mudança acompanhada de tantos problemas, então... Agora, somado a todos esses contratempos, Abrão ainda enfrentava a ansiedade por um filho. Mesmo tão vitorioso, lhe faltava algo tão básico: um herdeiro. Alguém para garantir que sua história não fosse apagada da face da terra, o que para um hebreu era terrível.

Perceba que mesmo obedecendo a Deus e tendo vitórias em todas as principais áreas de sua vida, Abrão não tinha alegria completa. foi nesse momento de sua vida que Abrão tomou uma das mais importantes decisões de sua vida.

A decisão de Abrão

Quando lemos o caítulo 15 do livro de Gênesis, encontramos a chave da vitória de Abraão: crer em Deus... confiar Nele, ainda que as circunstâncias apontem para outro lado, para outro fim.

Imagine só: você deseja tanto algo, mas não recebe o que deseja. Passa por dificuldades maiores, e sai vitorioso de todas elas. Mas o que você mais deseja, o que (no seu entendimento) lhe fará realmente feliz, isso você não recebe. Esse era o sentimento de Abrão. E nesse momento Deus vem a ele e lhe promete reverter sua situação completamente, de uma maneira tão incrível que você não tem certeza se aquilo acontecerá realmente. Foi assim que aconteceu (Gn 15:5)

A opção por crer em Deus nem sempre é a mais fácil ou nos traz alegria imediata. Abrão desejava um filho e sua mulher não concebia. Agora, estava diante da promessa de ser pai de uma grande decendência. Em alguns momentos de nossa vida, nós passamos pela mesma situação. Voce deseja tanto algo, mas não o recebe. Deseja a solução de um problema, que só fica maior. Quer uma família feliz, mas está rodeado por brigas e discussões. Quer encontrar a paz, mas anda inquieto. insatisfeito, infeliz e preocupado. Da mesma forma que Abrão.

A decisão de crer em Deus não deve ser tomada simplesmente baseada em sentimentos. Estou feliz, por isso confio Nele, mas quando estou triste ou infeliz, decido fazer o que irá aliviar meu sofrimento, ainda que momentaneamente, mesmo que não seja o melhor para mim conforme Deus me mostrou.

Crer em Deus representa:

1 - acreditar

2 - confiar

3 - obedecer

Então vamos pensar um pouco a respeito...

Primeiro, Acreditar me faz pensar no texto de Hebreus 11:01, que diz "a fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver" (Nova Tradução na Linguagem de Hoje - da Sociedade Bíblica do Brasil)

Pense bem: se você acredita em Deus, tem certeza de que vai receber Dele o que espera, ainda que você não veja isso agora. Não importa quão errado as coisas estejam nesse momento... não importa quão cansado você esteja... não importa quão difícil possa parecer... Você VAI receber.

Outro assunto muito sério e que tem roubado a muitos é a tentativa de explicar sua convicção através do raciocínio humano. A fé não se explica. Você tem a certeza e ponto final.

Se lhe falta essa certeza, então antes de orar para Deus pedindo por Sua providência divina, você deve pedir para Deus colocar a Paz que excede todo o entendimento em seu coração, que está fraco e receoso, e livrá-lo de todo e qualquer traço de incerteza. Deve tomar essa atitude agora mesmo!

Se você já orou a respeito disso, então podemos prosseguir.

Tão importante quanto acreditar é confiar.

A difícil decisão de obedecer a Deus - Parte 2

Abraão ficou conhecido como o "pai da fé".
Mesmo sem ter a Bíblia Sagrada para lhe servir como manual de fé e conduta, ele acreditou em Deus confiou a Ele sua vida e se dedicou a obedecer Seus mandamentos. Esse é o segredo do sucesso de Abraão.

Abraão acreditou em Deus e na sua palavra. Mas não ficou somente nisso. Abraão também confiou em Deus.

Percebe a diferença?

2- Confiar

Enquanto acreditar diz respeito a palavra e ao caráter de uma pessoa, confiar dis respeito à sua capacidade. Você pode acreditar em alguém, acreditar na sua palavra e na sua sinceridade, mas não acreditar na sua capacidade  de realização.

Quantos são as pessoas que, por experiências tristes e frustrações do passado, mesmo acreditando na sinceridade de determindas promessas, não confiam mais em ninguém. Quantos filhos hoje simplesmente não confiam am seus pais. E quantos casamentos estão em crise por falta de confiança.

Veja o que aconteceu com Israel nos tempos do profetas Malaquias."Eu vos tenho amado, diz o SENHOR. Mas vós dizeis: Em que nos tem amado? Não era Esaú irmão de Jacó? disse o SENHOR; todavia amei a Jacó." (Malaquias 1:2) Deus os amava tanto, E demonstrava issoa través de seu cuidado e de sua misericórcia, mas o povo, cego pela sua falta de confiança, se desviou dos caminhos do senhor, abandonando sua fé genuína e abraçando um legalismo vazio.Quando lemos esse versículo, também percebemos que Esaú foi preterido não porque Deus não o amava, mas porque Esaú dava pouca (ou nenhuma) importância para os assuntos de Deus.

Você consegue enxergar o paralelo entre muitos relacionamentos em crise como o texto citado? Deus amava o povo, que por não acreditar que Deus era capaz de cumprir suas promessas, se afastavam mais de Deus.
Muitas pessoas simplesmente não tem paz em seus relacionamenstos (sejam com pais, irmãos ou conjuges) orque não confiam em mais ninguém.

Mas, voltando ao relacionamento como Deus. O povo de Israel preferiu confiar em sua própria sabedoria. Preferiram cuidar de seus próprios interesses ao invés de cumprir a vontade de Deus. Veja que chegaram ao ponto de roubar a Deus, desviando seus dízimos e ofertas para outras finalidades.

Veja bem: se você não acreditar em Deus e confiar que Ele é capaz de te abençoar com R$ 9,00, não será o R$ 1,00 que vai livrar você de seus problemas!

Do mesmo modo, o povo de Israel, por não confiar em Deus, o afastou de suas decisões diárias, abrindo mão de um relacionamento verdadeiro e sincero. Tudo ficou vazio e sem sentido. Não permita que sua fé em Deus seja reduzida a uma "visita" á igreja em um dia da semana (seja esse dia o sábado ou o domingo). Quando estiver trabalhando, confie que deus preparou aquele momento para que você seja Sua testemunha, oferecendo o melhor do seu esforço, que será a razão de seu pagamento, demonstrando sua fé em Deus e confiança nos seus valores e mandamentos. Você não buscará se relacionar com as pessoas por interesse, nem mesmo aceitará qualquer injustiça. Também, como servo(a) de Deus, buscará os interesses de Deus e de seu Reino, através de Jesus, seja no seu casamento, na formação e educação de seus filhos, ou no seu trabalho ou ministério. E Deus se encarregará de te garantir o sucesso nessa empreitada, conforme Ele prometeu: Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes. E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos. (Malaquias 3:10-11)

 Veja um exempo prático: Imagine um vendedor, que tem série de compromissos com a Instituição na qual trabalha e para com os clientes que atende, e também é cobrado para apresentar resultados. De maneira alguma, deverá se permitir fazer "corpo mole", pois tem que fazer jus ao seu salário, mas também não se permitirá usar de argumentos para conduzir outros a erro somente para atingir meus resultados. Também não aceitará tirar o mérito de ninguém para se favorecer. Confiará que Deus o abençoará e lhe abrirá portas onde não há portas!


 
3 - obedecer a Deus, o segredo da vitória

Amar a Deus e obedecê-lo são condutas inseparáveis. Cristo disse "Se me amais, guardai os meus mandamentos" (Jo14:15) ensinamento que transformou a vida do apóstolo João, ao ponto dele se preocupar em ensinar aos novos convertidos a mesma lição: "Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados" (I Jo 5:3)

Aqui mora o segredo da vitória. Quer ser um adorador? Creia em Deus. Obedeça a Deus. Nossa fé no Senhor deve ser uma fé prática, frutífera. Vejam o exemplo de Hananiaas, Misael e Azarias (chamados pelo rei Nabucodonosor de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego).

"Falou Nabucodonosor, e lhes disse: É de propósito, ó Sadraque, Mesaque e Abednego, que vós não servis a meus deuses nem adorais a estátua de ouro que levantei?
Agora, pois, se estais prontos, quando ouvirdes o som da buzina, da flauta, da harpa, da sambuca, do saltério, da gaita de foles, e de toda a espécie de música, para vos prostrardes e adorardes a estátua que fiz, bom é; mas, se não a adorardes, sereis lançados, na mesma hora, dentro da fornalha de fogo ardente. E quem é o Deus que vos poderá livrar das minhas mãos?
Responderam Sadraque, Mesaque e Abednego, e disseram ao rei Nabucodonosor: Não necessitamos de te responder sobre este negócio.
Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará da fornalha de fogo ardente, e da tua mão, ó rei.
E, se não, fica sabendo ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste." (Daniel 3:14-18)

Veja que os companheiros do profeta Daniel não temiam a derrota. Retroceder e abrir mão da Lei do Senhor estava fora de questão.  Naquele momento, eles enxergaram a oportunidade de adorar a Deus e serem fiéis. Não com louvores, mas com obediência. Seus olhos não estavam nas circunstâncias. Pelo contrário. Eles já tomaram posse da vitória. Nada que o rei Nabucodonosor lhes fizesse lhes tirariam a condição de vencedores!

Obedecer é a vitória que recebemos em Deus. Não é a benção, a cura, o livramento, ou qualquer outro galardão recebido ao final de uma provação. Creia: ao final desse momento difícil, a maior felicidade será ter sido provado a aprovado por Deus. O resto será apenas detalhes...

Lembre-se: muitas serão as batalhas. E você poderá não entendê-las como vitórias. Voce poderá até mesmo não ver o resultado de sua fé. como está escrito:

"Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra.
Porque, os que isto dizem, claramente mostram que buscam uma pátria.
E se, na verdade, se lembrassem daquela de onde haviam saído, teriam oportunidade de tornar.
Mas agora desejam uma melhor, isto é, a celestial. Por isso também Deus não se envergonha deles, de se chamar seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade." (Hebreus 11:13-16)

Quantos hoje estão tristes por familiares pelos quais oram e não há mudança. Quantas mães clamam por seus filhos que estão afastados de Deus. Quantas esposas oram por casamentos que, aparentemente, não tem mais salvação. Mas creia: Ninguém está tão longe que não possa ser alcançado pelo Espírito de Deus. Nada está tão acabado que não possa ser restaurado pelo Senhor. Basta crer em Deus. Basta acreditar que Ele é Deus sobre todas as coisa. Confiar que Ele pode todas as coisas e agir em obediência a seus mandamentos.