domingo, 22 de maio de 2011

Voce é muito mais do que se pode ver

E um deles, doutor da lei, interrogou-o para experimentá-lo, dizendo:

Mestre, qual é o grande mandamento na lei?
E Jesus disse-lhe: "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
Este é o primeiro e grande mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas."
Mt 28:35-40

Dias atrás uma importante revista publicou uma matéria onde falava dos esforços de uma mulher da alta classe paulista, muito rica, e sua busca por aceitação junto a outras pessoas de seu convívio. Entre as excentricidades, a mulher afirma tomar champagne em uma taça de ouro, gastar muito em compras (chega a gastar mais de R$ 70.000,00 em uma tarde) ou ainda patrocinar um programa de TV onde participa como apresentadora.

Exageros à parte, algo muito importante disso é lembrar o número de pessoas, pobres ou ricas, que sofrem com o mesmo problema: a eterna busca por aceitação e aprovação.

Autoestima é uma necessidade do ser humano. Traz confiança, coragem. Sem ela, perdesse o prazer pelas pequenas coisas. Tudo deve ser grandioso para valer à pena. A sensação de insegurança é constante por não acreditar que possa despertar nas outras pessoas algum tipo de interesse sincero. É como estar sozinho em meio a uma grande multidão.

Talvez seja essa uma das razões pela qual atualmente se valoriza tanto o "TER" ao invés do "SER": as pessoas buscam TER cada vez mais; tornaram-se consumistas; já não buscam SER pessoas acessíveis, solidárias.

Outro problema enorme, que merece total atenção, é a limitação e infelicidade ao quais essas pessoas estão sujeitas. Nenhuma pessoa é feliz em uma situação dessas, quanto mais quando sabemos que o Espírito Santo que anseia por nós, busca despertar em nós o amor de Deus. Imagine o conflito!

Jesus disse: "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento e semelhantemente, amarás o teu próximo como a ti mesmo!"


Cristo sabe que ninguém pode dar aquilo que não tem. E a pessoa que não se ama, que não sabe dar amor a si próprio, não saberá amar a Deus, muito menos amar ao seu próximo. Creio que justamente por essa razão e por conhecer essa incapacidade, Ele ainda frisou: "Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas."


Também por isso, Ele se importou tanto em nos ensinar a respeito do amor. Não o amor mesquinho conhecido pelo mundo. Mas o verdadeiro amor de Deus.


O padrão de Amor de Deus não é reter. É dar.


O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
I Co 13


Nesse texto, a palavra amor vem a partir do termo grego Ágape, que deriva de agapein, que surge no Novo Testamento sendo traduzido para latim por charitas, isto é, caridade, amor.


Quanto a nós, somos criados, educados e preparados para um mundo competitivo. Somos condicionados e buscar os primeiros lugares. Essa talvez seja a principal razão pela qual nossas crianças estão cada vez mais sobrecarregadas com "atividades extracurriculares": são aulas particulares, atividades esportivas, cursos de verão... Pouco se assemelha a infância de tempos atrás, onde ficava claro o período reservado para o estudo e o dedicado ao lazer.

Diante disso, muitas vezes não entendemos que o maior interesse de Deus a nosso respeito é que dediquemos tempo (e tempo de qualidade) para um relacionamento com Ele.

Imaginamos que, sendo ele Deus, não podemos lhe oferecer nada que O agrade. E isso é verdade! Ele não deseja nada mais do que participar de nossa vida. Ele sabe que nosso tempo nesse mundo será tão curto, que Ele quer nos preparar para estarmos com Ele na eternidade. E na maior parte do tempo, estamos atarefados e sem tempo para nos dedicarmos a compreender e praticar seus mandamentos.

Certamente essa é a maior razão para Deus nos ordenar o "sábado" (do heb "shabat" que significa descanso) mas não é apenas um descanso. É um momento santo, ou seja, separado para Deus.

Algo tão maravilhoso nesse relacionamento é que, com Deus, recebemos e aprendemos sobre esse amor incondicional. Mesmo quando você não se ama, Deus ainda ama você! Ainda que você se julgue o maior fracassado dentre as pessoas, Deus vê em você um filho valoroso! "Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus." (I Co 6:20)


Cristo sabia disso. Por essa razão, Ele não abriu mão desse relacionamento com o Pai: "Eu e o Pai somos um." (Jo 10:30)


Vê como Deus nos dá o mandamento, mas também nos dá a capacidade para cumpri-lo? Quanto mais você buscar a Deus, mais irá receber Dele o amor para cumprir a sua vontade. E esse amor não será retido em você, antes, alcançará a todos quanto estiverem ao seu lado,

seja no seu casamento:
Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.(Ef 5:28);


Seja para com seus amigos e colegas:
Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade,


Linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós (Tt 2:7 e 8)




A importância da autoestima para o Segundo Grande Mandamento.


Caso prático: se alguém hoje lhe pedir uma grande soma de dinheiro (imagine algo equivalente a um prêmio de loteria), você teria condições de atender tal pedido?

Na maioria dos casos a resposta é não (digo "na maioria dos casos" pois é possível que algum milionário esteja lendo esse texto agora, rs). Você só pode dar aquilo que você tem! E se você não se ama, como poderá dar amor a alguém?


Esse é o principal perigo na vida de pessoas que não vêem em si o devido valor. Elas ficam incapacitadas de amar a seu próximo!

E veja que esse problema não é algo exclusivo de nossos dias. Há muitos milênios atrás, o povo de Israel passou por situação semelhante:


"Também vimos ali gigantes, filhos de Enaque, descendentes dos gigantes; e éramos aos nossos olhos como gafanhotos, e assim também éramos aos seus olhos"
Nm 13:33



Veja que o povo de Deus estava diante da benção, mas não conseguiu tirar os olhos de sua condição limitada! Eles continuaram com a mentalidade de escravos! Não firmaram seus olhos em Deus e no que ele estava fazendo em suas vidas.

Certamente você deve conhecer pessoas com atitude semelhante: não importa quão boa sua vida esteja, elas permanecem inseguras, críticas e amarguradas.

Isso, mais do que um defeito, é um mecanismo de defesa: Por causa de sua insegurança, a pessoa que se sente acuada busca defender-se com críticas e acusações. E esse mecanismo pode se manifestar de diversas maneiras:

1 - através de descaso;

2 - por meio do desprezo a outras pessoas;

3 - por meio de críticas e zombaria;

Veja que o povo de Israel, diante de algo tão maravilhoso que estava por viver, preferiu agir de maneira desleal para com Deus, passando a falar mal a respeito da terra que o Senhor os daria ("é terra que consome os seus moradores" Nm 13:32). Do mesmo modo agem as pessoas nos nossos dias. Por não acreditarem ser capazes de receber algo de bom de Deus, por não acreditarem ser capazes de alcançar a felicidade, passam a criticar as demais como o povo de Israel criticou a terra prometida.

Desse modo, quando deparar-se com alguma pessoa dada a acusar, menosprezar ou desqualificar o trabalho, o esforço ou mesmo o sentimento de outras pessoas, não caia na tentação de retribuir o insulto ou a acusação... Peça a Deus para que Ele cure as feridas da alma dessa pessoa e certamente o Espírito Santo, que é o perfeito Consolador, fará sua obra.


Mas sendo tão importante, o que pode influenciar nossa Autoestima?

Família


"E o menino crescia, e se fortalecia em espírito, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele..." Lc 2:40


Como homem, Jesus experimentou o crescimento físico e mental. Crescia em sabedoria, e prosseguia rumo à maturidade, conforme a natureza humana, segundo a vontade de Deus. Certamente, seus pais na terra, tanto José quanto Maria, tiveram um papel relevante nessa formação. Certamente essa foi uma das razões para estes serem eleitos por Deus para tão preciosa missão: participar da infância de Jesus na terra.


Mundo

"Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a ele.


Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos.


E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro."

I Jo 3:1-3

Não podemos negar que o ambiente que nos cerca é importante para nossa felicidade. Deus sabe bem isso.

Por essa razão, devemos estar cercados pelo carinho e pelo cuidado de pessoas tementes a Deus, capazes de nos aconselhar corretamente e compartilhar de nossas experiências, sejam boas ou más.



Inimigo

Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo. E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá.

I Pe 5:8-10


A obra salvadora do Senhor Jesus Cristo já nos libertou das garras do inimigo que certamente não está feliz com uma derrota e não se dará por satisfeito com nossa salvação em Cristo. Mesmo derrotado, ele é uma ameaça pois procura destruir a nossa fé em Cristo, especialmente por meio do sofrimento. Existe um ditado que diz que "o maior truque do diabo foi convencer o mundo de que ele não existe". Eu, em parte acredito, pois isto (esse engano) leva muitas pessoas a "baixar a guarda".



E Principalmente: Deus e Sua Palavra



"Se o SENHOR se agradar de nós, então nos porá nesta terra, e no-la dará; terra que mana leite e mel.


Tão somente não sejais rebeldes contra o SENHOR, e não temais o povo dessa terra, porquanto são eles nosso pão; retirou-se deles o seu amparo, e o SENHOR é conosco; não os temais."
Nm 14:8 e 9



Deus deseja o nosso sucesso. Com absoluta certeza eu afirmo que o maior interessado em nosso sucesso é o próprio Deus, em razão de seus tão grande amor por nós.

Essa é certamente a chave para o sucesso duradouro para a vida de qualquer pessoa: colocar seus olhos em Deus, confiar Nele e não se amedrontar com o tamanho do problema a nossa frente. Lembre-se: o segredo do sucesso não está em quem ora, mas em quem responde a oração, e este é poderoso para fazer tudo o que for necessário para a nossa felicidade em Cristo!






Você tem valor!


Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem? Mt 7:22

Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado,em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça. Ef 1:6 e 7