domingo, 17 de abril de 2011

A Nova Aliança de Deus contigo

Isaías 55:3
Dêem-me ouvidos e venham a mim; ouçam-me, para que sua alma viva. Farei uma aliança eterna com vocês, minha fidelidade prometida a Davi.


 
Textos Auxiliares

Lc 22:20
Da mesma forma, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vocês.

1Co 11:25
Da mesma forma, depois da ceia ele tomou o cálice e disse: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue; façam isso sempre que o beberem em memória de mim”.

Já aconteceu com você que, ao ler a Bíblia, ao estudar a comunhão e o relacionamento de Deus com os profetas e se pegou, ficou com uma "pontinha de inveja" (veja bem: "inveja" no melhor dos sentidos) desse relacionamento? Ficou imaginando como tudo seria mais fácil se Deus desse a você a mesma atenção que deu a Abraão, a Moisés, a Josué, a Davi e a tantos outros homens que a Bíblia menciona?

Pois existe uma novidade para você: você desfruta hoje de um relacionamento que nenhum desses homens jamais desfrutou. Deus tem contigo uma aliança como nenhuma outra: uma Aliança em Cristo Jesus. Uma NOVA ALIANÇA.
  
A Nova Aliança é muito superior as anteriores, pois foi celebrada pelo próprio Deus.

Deus tem o desejo de nos tornar filhos. Isso se cumpriu ao enviar Jesus, que estava ao seu lado na fundação do mundo, para nos comprar a preço de sangue. Deus preparou o homem até aquele momento. Primeiro, através de Abraão, depois, através de Israel por intermédio da aliança celebrada por Moisés. Mas no tempo certo, ou na plenitude dos tempos (Gl 4:4) Deus nos adotou com filhos através de Jesus.

Mas essa linda história teve seu alto preço. Preço de sangue. Preço que ninguém poderia pagar.


Essência de Deus X natureza humana

Quando estudamos o livro do Gênesis (cap 1 e 2) vemos que a terra era sem forma e vazia (do hebraico Tohu “sem forma” e Bohu “vazia”). Eu gosto muito de uma referência usada pelo pastor Jesher Cardoso, da missão Evangélica Shekinah, em uma ministração: Para os povos orientais e em especial o povo Hebreu, diferentemente da nossa mentalidade ocidental, “sem forma” quer dizer desorganizado; já “vazia” quer dizer sem conhecimento, sem sabedoria. Ou seja, Deus havia criado a terra, mas por alguma razão, esta se encontrava em uma situação caótica e sem vida. E Deus passou a dar forma a terra e a criar vida (o termo hebraico “bara”, que significa criar é usado na bíblia expressar a atividade que somente Deus pode realizar.

Deus separou o ato da criação em dois grupos: o ato de criar, que Lhe é exclusivo, como criar a luz, a separação das águas, a terra seca, Sol e Lua; e a formação secundária - “E disse Deus: produza a terra erva verde (Gn 1:11)... produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente (Gn 1:20)... produza a terra alma vivente conforme a sua espécie (Gn 1:24).

Todavia, ao formar o homem, Deus assume novamente a condição de Criador, e faz algo que lhe é exclusivo: “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou. (Gn 1:27)

E Deus os abençoou, colocando-os em um nível superior de toda a criação, para que homem e mulher desfrutassem de uma relação pessoal com Ele: “E Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra” (vers. 28). Deus criou o mundo para que o homem dominasse sobre ele, pois somos criados da mesma essência de Deus , somos o espírito de vida que deus soprou em nós! E como tal, Deus nos idealizou para sermos perfeitos; um ser trino (corpo, alma e espírito) que possui mente, emoção e vontade e deseja, espontaneamente, relacionar-se com seu Criador. Esse é o desejo de Deus, que o homem se relacione com Ele com Senhor, para adorá-Lo e servi-Lo com fé, lealdade e gratidão.

Mas por conta do pecado e da corrupção da terra, e da multiplicação da iniqüidade, Deus se arrependeu e  exerceu Seu Juízo sobre a terra (no hebraico, a palavra traduzida por arrependimento é Náham - em referência  a Deus - que significa: ter pena, arrepender-se, lamentar, sentir muita tristeza por causa de, mudar de idéia a respeito de, consolar. Essa mudança de idéia por parte de Deus está condicionada a uma atitude do homem., no caso citado, a perversidade do homem motivou o juízo de Deus, mas não fez com que deus voltasse atrás na sua intenção de relacionar-se com sua criação).
Ao livrar Noé e sua família, Deus faz um novo pacto, abençoando-os: “frutificai, e multiplicai-vos, e enchei toda a terra.” (Gn 9:1). Veja que já não cabe ao homem sujeitar a Terra. Por conta do pecado original em Adão e Eva, o homem perdeu sua condição de autoridade, a Essência de Deus, assumindo uma natureza corrompida.

A partir do pecado de Adão, passando pelo conserto (pacto) Deus com o homem através de Noé (Gn. 9), Abrão (Gn. 15) e Moisés (Ex.24) todas as alianças eram uma sombra da Nova Aliança, celebrada através do sangue poderoso e maravilhoso de Jesus, que nos comprou e nos elegeu para sermos novamente herdeiros de Deus e co-herdeiros em Cristo Jesus.(Ef 1:3-5, Rm8:17)

Nossa Nova Condição em Cristo

Mas uma coisa é certa: nenhum dos planos de Deus poderá ser frustrado! Deus deseja se relacionar com o homem, ter um relacionamento pessoal com sua criação. E Ele não abriu mão disso.

Para isso, foi pago um preço no Calvário. Jesus predisse isso na ceia com seus discípulos: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vocês.” (Lc 22:20). Ele sabia que o caminho da frutificação passava pelo sofrimento e pela morte, “Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra não morrer, fica ele só; mas, se morrer dá muito fruto” (Jo 12:24). Por isso Jesus sabia que sua morte e ressurreição , Satanás seria derrotado. Perderia ele o domínio sobre o homem. “O príncipe desse mundo será expulso“ (Jo12:31).

O fruto dessa Nova Aliança é uma nova condição de vida: Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com toda a sorte de bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo (Ef 1:3).

O termo “em Cristo” significa que o crente vive e age agora na esfera de Cristo Jesus, acima de principados e potestades, não mais separados pelo véu do pecado, mas para congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos (Ef. 1:10). Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário